sábado, 3 de novembro de 2018

BRUNO DE CARVALHO

BOAS MALTA.


Como tinha prometido em textos anteriores, aqui está a minha crónica pessoal acerca de Bruno de Carvalho. E porquê agora? Muito simples, depois da entrevista que o próprio deu a Júlia Pinheiro e ao seu programa na SIC. Irei colocar o link da entrevista, para quem não teve a oportunidade e quiser ver, terá essa oportunidade.
Para já não vou esclarecer qual a minha posição sobre o interveniente já antes referido.

Fazendo uma breve apresentação, Bruno de Carvalho nasceu em Maputo (Moçambique), a 8 de Fevereiro de 1972, portanto têm precisamente 46 anos de idade. Bruno de Carvalho é licenciado em Gestão no ISG (Instituto Superior de Gestão) e têm o mestrado de  Gestão Desportiva na ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão). Têm ainda o I e II nível de treinador, mostrando que tinha e têm a ambição de conhecer tudo acerca do "jogo" e do futebol, contribuindo assim para a concretização do seu sonho de criança que como o próprio já confessou era ser presidente do Sporting Clube de Portugal, aquando a sua primeira visita ao antigo Estádio de Alvalade com 5 anos de idade. Quanto a sua vida profissional antes de chegar à "cadeira de sonho" como o próprio refere, esteve envolvido em algumas empresas, mas o mais "marcante" foi a criação da fundação de solidariedade social "Aragão Pinto", uma organização sem fins lucrativos que têm o intuito de ajudar as pessoas mais necessitadas.

Falando agora de aspetos ligados ao Sporting, antes da chegada á presidência do clube. Esteve ligado á claque Juventude Leonino (na sua melhor fase) e mais tarde envolveu-se com a Torcida Verde, quanto a mim a claque mais "tranquilo" em comparação com as demais. Foi também vice-presidente da modalidade de Hóquei em Patins, e Vice-Presidente da Associação de Patinagem do clube.

Resultado de imagem para bruno de carvalho 2011 inacio
Bruno de Carvalho e Augusto Inácio
Com isto chega-se ao ano de 2011, onde se apresenta a eleições. O Presidente, José Eduardo Bettencourt (Paulo Bento forever/Maçã podre) apresentou a sua demissão em Fevereiro desse mesmo ano e as eleições ocorreram em Março do mesmo ano. Desde 1996 que os presidentes saíram todos do mesmo "saco", a chamada "dinastia Roquette", algo que Bruno de Carvalho queria pôr um fim. Portanto, apareceu uma lista (C) com o apoio de grandes nomes (Eduardo Barroso e Augusto Inácio entre outros), onde quem encabeça a lista é um sujeito com "voz rouca, irritante e que incomodava muitas pessoas", sobretudo as que não conseguiam ver o Sporting sem um "presidente notável", coisa que Bruno de Carvalho jamais poderia ser. Na altura tinha 39 anos, apesar de ainda ser novo conseguiu desde logo mover imensas pessoas ao seu redor sobretudo as pessoas mais jovens, que viam na figura de Bruno de Carvalho a pessoa ideal para mudar o rumo aos acontecimentos dos últimos 10/15 anos.
Infelizmente para o Sporting o presidente eleito foi Godinho Lopes, mais um da "dinastia Roquette", continuando na linha dos seus antecessores. Essas eleições foram muito controversas, ficando conhecidas com o nome de "Churrasquinho", pois Bruno de Carvalho foi anunciado como Presidente, mas numa segunda contagem já faltavam votos, talvez porque esse "churrasquinho" os fez desaparecer, ficando assim Godinho Lopes na presidência do clube durante apenas 2 anos.

Como disse, Godinho Lopes apenas esteve 2 anos á frente do clube. Nesses 2 anos quase matou o Sporting. Esta é a verdade, que todos querem escamotear. O Sporting já não tinha capacidade de pagar salários, teve de vender Wolfswinkel para tentar colocar as contas em dia. Mas mesmo com todos estes acontecimentos o 41º Presidente do Sporting não queria colocar o lugar á disposição.
Contudo o movimento "Dar rumo ao Sporting" conseguiu, com dinheiro que Bruno de Carvalho e seus pares disponibilizaram para a marcação da Assembleia Geral de destituição colocar na "rua" Godinho Lopes. Com tudo isto, Bruno de Carvalho volta a candidatar-se á Presidência do Clube, desta vez contra José Couceiro (Peyroteo) e Carlos Severino, o segundo é uma espécie de "bobo da corte" que só serve para fazer rir os demais. Portanto, Bruno tinha em Couceiro o seu grande concorrente. E sim, o segundo referido era o tal da "dinastia Roquette". A bem do Sporting BdC conseguiu vencer as eleições a que se propôs, com cerca de 53%.
E aqui sim, começa a sua verdadeira história.
Desde logo mostrou que não tinha qualquer tipo de receio em colocar fora do clube quem lhe fazia mal. Desde logo Manuel Fernandes, que neste momento têm lugar cativo no clube, tal como o seu filho que neste momento é o Treinador Interino, o ex capitão foi despedido do clube pois tinha um salário completamente irrealista para as suas tarefas.
Resultado de imagem para bruno de carvalho 2013
Leonardo Jardim, 2013
Onde o Presidente do Sporting mostrou as suas garras de Leão foi na reestruturação da divida com a banca em reuniões que duraram dias, e que a vontade do Sporting levou avante. Bruno de Carvalho conseguiu dar a volta por cima, no ano de 2014 com uma equipa de "remendos" conseguiu um fantástico 2º lugar; no ano de 2015, o Sporting ganhou a taça de Portugal e nesse mesmo ano, desfere um golpe fortíssimo aos seus rivais da 2ª circular, contratando o treinador Bi-Campeão nacional. E aí sim, começou o intenso ataque da CS portuguesa e á lavagem cerebral de todos os portugueses, que tendo pouco acesso a informação digna, acabam por ir na conversa.
O Sporting no primeiro ano de Jesus não conseguiu ser campeão é certo, talvez os erros de arbitragem contribuíram e muito para isso, mas ficaram a apenas 2 pontos do Benfica protagonizando um futebol que deixa saudades aos amantes do futebol.
No ano seguinte o Sporting fez uma época cinzenta, apesar de tudo, Bruno foi reeleito com 92% contra Madeira Rodrigues em Março de 2017. E no final dessa época começou talvez o primeiro erro do ex Presidente, a não dispensa de Jesus. O treinador, começou a ganhar muita influencia perante várias pessoas que "mandam" no Sporting (Ricciardi, Sobrinho, Rogério Alves...) e não tenhamos dúvidas que foi um dos principais rostos da queda de BdC.
Resultado de imagem para bruno de carvalho  taça cers
Bruno de Carvalho na conquista da Taça CERS em hóquei em Patins
Falando um pouco das modalidades "amadoras", o Sporting não tinha um pavilhão, desde a "velha" Nave de Alvalade destruída aquando a construção do novo Estádio. Bruno de Carvalho, conseguiu erguer um pavilhão para todos os Sportinguistas e trouxe o Hóquei em Patins como modalidade oficial do clube, retornou o Voleibol, e conseguiu nada mais nada menos do que 7 títulos europeus (SETE) em cinco anos no clube. Melhor só mesmo João Rocha que contabilizou 12.
Para além dos títulos europeus, conseguiu imensos nacionais no que toca a modalidades. Mas o grande momento estaria guardado para o final, em que conseguiu no ano de estreia do Pavilhão, que as 4 principais modalidades fossem campeões em simultâneo um feito inacreditável. No meu ponto de vista, o único titulo que ficou por concretizar foi a Uefa Futsal Cup, onde por dois anos seguidos perdeu a final contra o Inter-Movistar de Ricardinho (que estaria alinhavado, caso Bruno de Carvalho continuasse à frente do clube).
Resultado de imagem para bruno de carvalho e conselho diretivo
Sem legenda necessária, Otávio destila ódio todas as noites na CMTV, e o atual "presidente do Sporting"
Mas perguntam-me, "Bruno de Carvalho não cometeu erros?" claro que sim, é humano. Como o próprio refere na entrevista ".... o Facebook matou-me...", e têm toda a razão. A maior parte do Sportinguistas não percebeu a necessidade, que ele teve de espicaçar, salvo seja os jogadores. Resultou nas diversas modalidades, lembro-me de Andebol e Hóquei e ninguém ficou ofendido, apenas as vedetas do futebol profissional. OS JOGADORES, CONJUNTAMENTE COM EQUIPA TÉCNICA E MÉDICA CONSEGUIRAM DESTITUIR um PRESIDENTE DUM CLUBE. E esta é que é a verdade. O Post de Madrid, como já teve oportunidade de esclarecer era o que todos os Sportinguistas sentiam e a partir daquele momento a equipa jogou o dobro até chegar a Alvalade contra o Benfica, onde se portaram como equipa pequena, já para não falar no jogo da Madeira onde tudo descarrilou. 
Resultado de imagem para bruno de carvalho 2017 tomada de posse
BdC rodeado por muitos dos seus "coveiros"
Bruno de Carvalho foi traído pelos seus, e não há outra maneira de dizer isto, mas ele tentou que todas as classes Sportinguistas se unissem em volta de si e acabou "apunhalado" pelos mesmos. Este foi o seu maior erro, e seu eu tivesse oportunidade de o dizer em particular eu diria.
O ex Presidente continua a ser figura nacional, já que as pessoas e as televisões não conseguem para de falar e pensar nele. Prova disso, é que quando foi ao programa "5 para a meia noite" as audiências "rebentaram" completamente com a concorrência. É assim Bruno de Carvalho, "ninguém" gosta, mas todos param para o ver.

Como prometi, deixo aqui o link para a entrevista de Júlia Pinheiro:

Recomendo vivamente, é para analisarem os momentos difíceis que viveu aquando a sua "dispensa" do Sporting.

Para completar, deixo aqui também um link para um vídeo excecional de uma página do facebook de seu nome "LIONKING", que fala sobre o ataque à academia, já que não falei aqui disso. Retrata o esquema em volta da golpada ao ex Presidente.

Para finalizar, como devem ter retirado do texto, sou completamente "adepto" de Bruno de Carvalho, e acho uma injustiça tremenda o mal que fizeram e ainda fazem ao "Presidente" e ao "Homem".
Se alguma vez tiver a "sorte" do interveniente deste texto ler a minha crónica pessoal deixo-lhe um abraço e que não desista de si, porque há mais vida para além do Sporting.

Resultado de imagem para bruno de carvalho 2017 tomada de posse

Iremos ver-nos numa próxima, 
A Secretaria do Donovan.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...