quarta-feira, 7 de novembro de 2018

QUAL O NOVO ESTILO DE JOGO DO SPORTING? É COMO O MARCEL "KEIZER"



BOAS MALTA.


Depois de 3 dias sem escrever nada, resolvi que hoje tinha de sair mais um. Tenho estado também "ocupado" a responder a indivíduos que dizem que eu sou o Bruno de Carvalho por ter escrito a minha crónica pessoal ou estou ao "serviço dele"... Há mesmo pessoas que, ou não pensam, ou simplesmente querem ter piada.
Continuando, parece que é cada vez mais certo a vinda de Keizer para o Sporting. Como podem ler nesta noticia aqui do DN, o próprio Presidente do Al Jazira confirmou a saída do Treinador, confirmando que para isso o Sporting teve de desembolsar cerca de 500 mil € para pagar a clausula do treinador Holandês. Juntando a isso, o que pagou a José Peseiro e sua equipa técnica de quase 2 Milhões de €, o clube de Alvalade não pode ser tão ingovernável como há semanas atrás o seu Presidente disse. 
Resultado de imagem para Marcel keizer
Marcel Keizer
Marcel Keizer é um treinador Holandês, como já referir em cima, e têm 49 anos de idade. Como jogador fez a sua formação no Ajax de Amesterdão, uma das grandes "escolas" de formação em todo o mundo. Apesar disso, poucos jogos disputou na equipa A, mudando-se para o FC Cambur, onde fez 9 temporadas, quase toda a sua carreira portanto... Acabou a mesma na temporada 01/02 no FC Emmen. 
Em relação á sua carreira de treinador, que de facto é o que nos trouxe até aqui, começou-a na temporada 04/05 no modesto "UVS"... e esteve até à temporada 12/13 sem treinar numa liga mais competitiva. Nesse temporada assume o Telstar que militava na segunda divisão Holandesa.
O primeiro ano que se apresentou na Primeira divisão Holandesa foi na temporada de 15/16 no SC Cambuur, onde entra a meio da época não conseguindo assim evitar a descida. Apesar disso, conseguiu demonstrar o seu jogo, e na época seguinte o "seu" Ajax "chamou-o" para ser o treinador da segunda equipa (Ajax B). E ai sim ele pode demonstrar o que quer para as suas equipas, uma equipa de posse, com um futebol de ataque, em que a pressão alta é "determinante" no seu futebol. Tal como já tiveram hipótese de referir alguns dos seus jogadores, a equipa com o seu futebol predileto é o Barcelona e o seu famoso "Tiki-Taka". Quer também que todos os seus jogadores trabalhem e se comprometam com a "causa" pois ele (Keizer) é um exemplo de dedicação dando tudo de si aos jogadores.
O Ajax B nesse ano acabou em 2º na competitiva Eerste Divise (2º Divisão) onde apenas contemplava jogadores que neste momento são "famosos" aos nossos olhos, mas que na altura eram apenas "meninos". Vou apenas escolher alguns (Onana, Tete, De Ligt, Nouri, Eiting, Neres e Kluivert), nota que muitos deles nesse mesmo ano "saltaram" logo para a equipa A, e muitos destes têm a oportunidade de os ver hoje em ação na Champions League frente ao SL Benfica. Com isto mostra que consegue trabalhar e bem com jogadores jovens, não tendo qualquer "medo" de os colocar a jogar. 
No ano seguinte, Bosz saiu do comando da equipa A, e logicamente depois do fantástico trabalho na equipa B, Keizer assumiu a equipa "grande", talvez a "sua" cadeira de sonho.
A verdade é que algo correu mal, e o holandês saiu a meio da temporada há 17ª jornada. O Ajax encontrava-se a 5 pontos do campeão desse ano PSV, mas nem foi por isso que o mesmo foi demitido. O gigante holandês foi eliminado da taça de forma precoce, aos pés do Twente. Apesar disto, muitos especialistas dizem que o seu futebol é muito apelativo e intenso, deixando portanto a equipa do Ajax como o melhor ataque da prova aquando a sua saída e a a melhor defesa (51 marcados e 16 sofridos). 
Como também referi em cima, estava nos árabes do Al Jazira, encontrando-se então no 3º lugar da Arabian Golf League, e na UAFA Cup ainda não conseguiu nenhuma vitória.
Em teoria, têm tudo para dar certo, pois o plantel do Sporting têm qualidade suficiente para Marcel Keizer implementar o seu futebol, apesar do avançar da época. Será necessária compreensão dos atletas mas também dos próprios adeptos a este período. Referir que os seus sistemas táticos preferidos são o "4x3x3" e também o "3x4x3". Para complementar "dizem" que foi Leonardo Jardim que aconselhou Varandas a contratar este treinador, muito interessante de facto. 
Fazendo uma pequena achega aos jogadores jovens que irá ter a seu dispor, fica já uma dica:
Resultado de imagem para daniel bragança
Daniel Bragança
Resultado de imagem para Miguel Luis
Miguel Luis
Estes dois "meninos" têm tudo para vingar no tipo de futebol de Keizer, e como já disse em cima a idade não é um obstáculo. E a qualidade? A qualidade está lá.

Deixo-vos aqui um vídeo sobre a vitória do seu Ajax contra o PSV por 3-0, um grande resultado:


Também deixo o link para um  artigo de um site holandês sobre Keizer aquando a sua ida para o Ajax: http://www.football-oranje.com/new-ajax-boss-marcel-keizer/

Espero que tenham gostado, e ter ficado um pouco mais esclarecidos. Para escrever isto tive também de ir "aprender" pois não tinha um conhecimento profundo.

Iremos ver-nos numa próxima,
A Secretaria do Donovan.




Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...