quinta-feira, 8 de novembro de 2018

OH VIEIRA? "AGUENTAAAAAAA, AGUENTAAAAA"

BOAS MALTA.


Depois de mais uma jornada da Liga dos Campeões em que foi a vez dos encarnados entrarem em campo. O Benfica não foi além de um empate frente ao Ajax de Amesterdão, colocando assim como um objetivo quase inalcançável a presença na fase a eliminar da Champions.
Contestação contra Rui Vitória
Foto (Abola)
Rui Vitória, tal como irei falar adiante entrou para este jogo tal como se de uma final se tratasse. A equipa da casa vinha de três derrotas consecutivas, duas para a nossa liga e outra em Amesterdão precisamente contra este Ajax. 
Os lisboetas entraram em campo com:

Odisseas; A. Almeida, R. Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gabriel, Gedson; Salvio, Cervi e Jonas.

A grande surpresa no onze benfiquista foi mesmo a inclusão do Brasileiro Gabriel em detrimento do internacional português Pizzi (este último que nos jogos passados apenas têm durado meia partida). Outra novidade foi o facto de João Félix (para mim, tal como disse aqui têm tudo para se transformar num jogador de altos voos) nem sequer ter vigorado nos dezoito, quando no jogo anterior foi titular, e até fez a assistência para Jonas.

Já o Ajax entrou com:

Onana; Mazroui, De Ligt, Blind, Tagliafico; Schone, De Jong, Van de Beek; Neres, Ziyech, Tadic.

Esta equipa assenta (quase) toda na sua formação. Se há equipa que aprecio precisamente por isto são os holandeses. Não têm qualquer problema em assumir o risco de apostar em jovens, conseguindo na mesma ser campeões, e como se pode observar hoje demonstrar na Luz que já são "Homens" apesar da sua idade. De Ligt com 19 anos já é o capitão de equipa, onde se estreou com 17 anos. E para além destes "meninos" existem estes jogadores como Ziyech e Tàdic que acrescentam para além de qualidade mais maturidade, ajudando os demais a crescer. Apesar de toda esta qualidade, no seu campeonato encontram-se em segundo atrás do PSV com menos 5 pontos. A bem da verdade, está a ser um campeonato disputado apenas a dois, mas ambas as equipas têm um plantel extraordinário.
Só uma achega ao que escrevi na minha crónica de ontem (https://secretariadodonovan.blogspot.com/2018/11/qual-o-novo-estilo-de-jogo-do-sporting.html), em que referi que muitos destes jogadores há 2/3 anos atrás jogavam a sua maioria na equipa B, treinada por Marcel Keizer (muito falado nestes dias aqui em Portugal).

Benfica vs. Ajax
@Sabado
Em relação ao jogo, o Benfica apesar de jogar em casa deu a posse à equipa "forasteira". Mas quem chegou à vantagem no marcador foi os encarnados, por intermédio do inevitável Jonas, que à boca da baliza (estando ela escancarada) não desperdiçou, dando assim alento aos benfiquistas (inquietos) que se encontravam no estádio da Luz. O Benfica aguentou a vantagem até ao intervalo, conseguindo ainda bisar por mais algumas vezes a baliza de Onana. Por sua vez o Ajax fez uma primeira parte discreta.
No recomeço da partida, uma dor de cabeça para o treinador do Benfica. Salvio teve de ser substituído, entrando para o seu lugar Rafa. O extremo entrou de forma irrequieta, e causou alguma "aflição" ao argentino Tagliafico. Também Jonas saiu para a entrada do suíço Seferovic. No entanto quem chegou ao golo foram os holandeses por Tadic. O extremo sérvio (ontem jogou como referência no ataque), antecipou-se a R. Dias e chegando primeiro de Odisseas fez o empate. 
A Luz gelou, e o Benfica via-se novamente em apuros.
Com apenas mais uma alternativa para fazer, o timoneiro português fez entrar Pizzi por Gedson, tentando assim refrescar o miolo, que estava a sofrer com os meninos holandeses, e o seu jogo apoiado. Existiram mais algumas oportunidades, mas a mais "importante" foi mesmo em cima do último apito. Canto para o Benfica depois de defesa apertada de Onana, na sequencia do mesmo uma série de ressaltos, fez com que Gabriel ficasse em posição privilegiada para desfazer a igualdade, mas o camaronês de 22 anos não consentiu, acabando assim o encontro.

No final do encontro voltou a observar-se o descontentamento dos adeptos benfiquistas perante Rui Vitória e as últimas exibições da equipa. Já são 4 jogos, em que o Benfica não sabe o que é ganhar, e para uma equipa como esta, estas fases não são fáceis de gerir. 
E Rui Vitória, parece-me que não se pode sentir "seguro", pois todos os dias têm vindo a ser noticiadas as hipóteses de Jesus voltar ao Benfica (segundo jornais generalistas desde Fevereiro que Vieira está a namorar o "amadorense" ex técnico do Sporting, curiosamente depois do acordo que Benfica e Jesus chegaram, em que o advogado do treinador é o presidente da Mesa da Assembleia do Sporting, mas isso é caso para outras escritas) coisa que aliás me parece bem plausível. Este "desterro" de Jesus para as arábias, que BdC conseguiu e que Vieira não conseguiu sempre me pareceu temporário. Primeiramente uma passagem para o Dragão, mas agora cada vez mais, se afigura o regresso à Luz. 
Vitória não pode falhar, mais um passo em falso e terá guia de marcha, hoje adiou isso mesmo, pois uma derrota seria (talvez) o seu "enterro", "futebolisticamente" falando.
Como escrevi no titulo, o ex técnico dos Vimaranenses bem que pode dizer ao seu Presidente "Aguentaaaaaa, Aguentaaaaa" para que Luis Filipe Vieira não caia na tentação de o mandar embora.
Já e a segunda vez que escrevo sobre isto, mas o Lider das águias disse em canal público que "garantia" a permanência de Vitória mesmo com estes resultados. Mas como se costuma dizer "não te estiques, senão o macaco fica-te curto", ou seja, não voltes a perder pois se voltar a acontecer serei obrigado a mandar-te despedir-te.

O Benfica volta ao campeonato Domingo em Tondela, que vêm de uma moralisadora vitória em Santa Maria da Feira. Não se afigura fácil este jogo, mas a equipa vermelha e branca terá de se superar para conseguir levar de vencida a equipa Beirã.

Se quiserem digam-me nos comentários o que acham que irá acontecer: Vitória fica, sai? Jesus será sequer hipótese?

Iremos ver-nos numa próxima, 
A Secretaria do Donovan.



Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...