segunda-feira, 12 de novembro de 2018

TUDO MUITO FORÇADO - DOMINGO DE FUTEBOL

BOAS MALTA.


Ainda hoje saiu mais uma crónica (aqui) sobre o jogo de ontem que opôs o FC Porto e o SC Braga. Foi um jogo muito intenso, com um bom futebol de parte a parte, e referi que isso era a imagem dos dois técnicos. Agora venho-vos aqui "rematar" com os dois jogos de Benfica e Sporting que nada tiveram a ver com o de ontem. 
Em ambas as partidas, o futebol de fraca qualidade foi notório, e a forma como se jogou fez com que me senti-se com vontade de ver qualquer outra coisa que não os jogos destas duas equipas. 
Resultado de imagem para boca vs river 11/11 fotosEnquanto decorria o jogo do Benfica, e do próprio Sporting (mais tarde), estava a ser jogado na Argentina, o que muitos classificam como "O JOGO DE UMA VIDA", que opunha (e opõem, já que dia 24/11 será disputada a segunda mão) os dois gingantes desse mesmo pais e de toda a América do Sul: Boca Juniors Vs River Plate. 
A primeira "mão" ficou com um resultado de 2-2 no marcador, e foi disputado no Grandioso "La Bombonera", que é um estádio que faz eclodir o "nosso" amor pelo Futebol. 
Apenas para dar um pouco mais de informação, o Boca marcou há passagem do minuto 34' por Ábila... Na jogada seguinte, Pratto não quis ficar atrás e fez o empate... Os adeptos do Boca nem puderam festejar, tal foi a rapidez que surgiu o empate. Ainda antes do intervalo, Benedetto (entrou para o lugar da estrela da equipa Pavon) conseguiu colocar a equipa da casa novamente na frente. O empate acabara por surgir de um auto-golo de Carlos Izquierdo. Já a acabar o jogo, o Boca teve uma oportunidade flagrante para sair da primeira mão em vantagem.

Resultado de imagem para city vs united 11/11Falando já do futebol espetáculo que aconteceu na Argentina, na final da Libertadores, focamos-nos agora no campeonato Inglês e no passeio que o City está a ter (novamente). A equipa de Pep recebeu os rivais de Manchester e "cilindraram" (futebolisticamente falando) a equipa de Mourinho. O resultado não foi muito expressivo (3-1), mas a forma que ambas as equipas jogaram foi notoriamente diferentes. Pegando nalguns dados estatísticos:
  • 65% - 35% em termos de posse de bola;
  • 20 (6) - 5 (4) remates, aqui a equipa de Mourinho só ganha em termos de média (remates na baliza), já que o City rematou muito, mas apenas 6 na baliza, enquanto os Red Devils, conseguiram (quase) sempre enquadrar esses mesmo remates na baliza;
A forma assombrosa como a equipa de Guardiola consegue controlar todos os momentos do jogo é maravilhoso. Apenas tenho pena do empate na passada semana do Liverpool em Londres, pois neste momento, apesar do futebol "lindo" dos Blues, os Reds encontram-se a apenas 2 pontos do líder da classificação. Secretamente torço para que essa diferença desapareça...

Já agora, vamos até a Espanha, onde o jogo que irei retratar será aquele que aconteceu em Camp Nou, no Barça Vs Bétis. 
Resultado de imagem para barça vs betis 11/11
A equipa de William Carvalho (bela exibição, coroada com uma assistência primorosa) conseguiu impor uma derrota ao campeão espanhol. Desde cedo se percebeu que os Andaluzes queriam jogar o seu futebol, e colocaram-se em vantagem por 2-0 ao intervalo, e forma merecida. Na segunda parte, Messi reduzira de penálti, mas nada mais que isso, pois 2 minutos depois, Ter Stegen (dos melhores GKs do mundo) cometera um erro monumental. "Depois" Rakitic levou a cartolina vermelha, e sentenciou o resultado Canales com o 4-2. O resultado final foi 4-3 por Messi novamente, mas não chegou para retirar o brilhantismo da equipa de Sétien. Um treinador que desde que pegou neste Betis jogou sempre com a mesma identidade, apesar de alguns resultados menos positivos, o seu futebol de posse é para ser colocado em jogo, mesmo contra este tipo de equipas. Apesar do desaire, o Barcelona continua na frente da tabela, com mais um ponto que o grande rival do Bétis, o Sevilla "de" André Silva.

Não posso saltar Itália (mau dia para escrever isto?), a Juve do nosso Ronaldo venceu (fora) a equipa do Milan. Mandzukic abriu o marcador ao 8' minuto. Higuain, antigo jogador da "Vecchia Signora" falhou um penálti mesmo antes do intervalo. Jogo para esquecer do Argentino, já que vinha mesmo a ser expulso já em cima do apito final. Mas antes disso, Cristiano não quis ficar "atrás" do companheiro croata e também fez o seu "golinho" (já leva 8 para o campeonato). A Juve é líder isolada, e assim parece continuar, em busca de mais um campeonato.

Agora falemos da nossa liga, o titulo que coloquei vêm precisamente dos jogos desta tarde, um em Tondela e o outro e Alvalade. 
Tanto num como noutro jogo, os árbitros do encontro (Pinheiro e Martins, respetivamente) tiveram em foco. 
O primeiro expulsou dois jogadores ao Tondela (a de David Bruno não têm razão de ser), não analisou sequer um lance na área do Benfica, de Gabriel sobre Fernandes, e ainda validou um golo em fora de jogo (André Almeida, no momento de passe de Jonas).
Liga NOS: Tondela x SL Benfica Quanto ao jogo, era uma final para Rui Vitória, pois se não conseguisse trazer os 3 pontos sairia certamente do comando técnico do Benfica. E o mesmo começou a correr mal de inicio. Conti introduziu a bola na própria baliza, ainda antes do primeiro minuto de jogo. Jonas respondera de  "imediato". O segundo golo foi por Seferóvic, a passe de Almeida, precisamente no lance de fora de jogo que ficou por assinalar. Rafa ainda conseguiu ampliar o resultado, à passagem dos 75'm.
Fazendo uma "review" rápida, o jogo foi pobre, e o futebol do Benfica continua a ser previsível, a defender a equipa não se consegue mostrar sólida, em que está a sofrer vários golos, e a dar muitas oportunidades de finalização ao adversário (mesmo com 10, o Tondela teve um lance fulcral por Xavier, que isolado mandou ao lado da baliza do Grego). Rui Vitória recebeu um BALÃO DE OXIGÉNIO para o que ai vêm, mas fica a nota: Não pode ter mais um percalço tanto no campeonato como nas Taças, pois dessa maneira têm a sua cabeça a "prémio".

Já no segundo encontro, mais casos para debater: Uma expulsão que não deveria ter sido sancionado, de Gallo sobre Acuña, e um penálti muito forçado de William sobre Bas Dost.
Este Sporting pouco joga, o que preocupa mais, são a falta de bases com que Keizer se irá debater. Não vai ser nada fácil para o Holandês colocar o seu modelo de jogo, os jogadores terão de ser perspicazes em adquirir de forma célere aquilo que já devia ter conseguido em 4 meses de época.  
Sporting x Chaves - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 10A primeira parte do Sporting nem foi má de todo, Acuña (melhor em campo, sem dúvida) levou a equipa às costas, e transformou isso num cruzamento milimétrico para o primeiro de Dost. Nani tentava espalhar alguma "classe" em campo, já que Bruno Fernandes, tal como disse aqui anda completamente desaparecido. 
A segunda metade da partida foi muito mais vagarosa, a equipa do Sporting mesmo com o ultimo classificado, jogou a passo, de tal forma que a equipa do Chaves mesmo com dez conseguiu um GOLAÇO por Niltinho, gelando completamente os pouco mais de 20.000 espetadores (casa paupérrima). O empate não tardou, também o tempo era escasso, Bas Dost "sofreu" penálti (como disse em cima forçado), e o próprio se encarregou de efetuar. Até ao final, o Chaves ainda tentou chegar ao empate, chegando mesmo a importunar Renan.

Os dois jogos tiveram casos de arbitragem, portanto nem uns nem outros se podem queixar da "sorte".
O campeonato irá parar, sorte de Keizer, que irá ter algum tempo para trabalhar alguns momentos com os seus novos jogadores, e verificar quem se "encaixa" melhor no seu jogo.

Falei do "melhor" deste Domingo, espero que tenham ficado mais "sabidos" sobre o futebol que aconteceu neste mesmo dia.

Iremos ver-nos numa próxima,
A Secretaria do Donovan.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...