domingo, 11 de novembro de 2018

CAMPEÃO NACIONAL FRENTE AO SC BRAGA DO "PROFESSOR" ABEL

BOAS MALTA.


Hoje estou aqui para vos falar sobre o jogo da jornada, que foi ontem disputado no Estádio do Dragão, onde opôs as duas melhores equipas do campeonato até então, a equipa da casa FC Porto, e o SC Braga, ambos dividiam o primeiro lugar à entrada para esta jornada. O Porto e o Braga tinham ambas os melhores ataque da prova, com 20 golos para os azuis e brancos e 19 para os Gverreiros.

A equipa de Conceição entrou com:

Iker; Maxi, Felipe, Militão, Alex Telles; Danilo, Óliver, Corona, Brahimi; Marega e Soares.

Liga NOS: FC Porto x SC Braga
Momento de golo de Soares.
Sem surpresas no onze, Sérgio apresentou quem neste momento lhe dá mais garantias, deixando Herrera e o super suplente Otávio no banco. O Porto fez um jogo dentro daquilo que têm vindo a apresentar, não deixando muitas hipóteses de golo à equipa do Minho, o mesmo aconteceu do outro lado. Ambas as equipas defendem de forma muito subida, e não dão muitas oportunidades aos adversários. Coloquei o bold em Soares, pois para mim foi o jogador do encontro, não pela sua "forma" de jogar, mas sim pelo golo decisivo em que deu os 3 pontos aos Dragões.

Já Abel colocou de ínicio:

Tiago Sá; Goiano, Viana, Pablo, Sequeira; Claudemir, Fransérgio, Esgaio, Ricardo Horta; Dyego Souza, Paulinho.

Colocava-se a hipótese do Braga jogar de inicio com Palhinha com Claudemir e Fransérgio no lugar de Paulinho, reforçando desta maneira o seu meio campo, mas Abel não se "amedrontou" contra o campeão nacional, e colocou o seu 4.4.2 base. Este Braga, para mim, é a melhor equipa a jogar futebol (neste momento) em Portugal. Com equipa de "renegados" que tanto Porto como Benfica e Sporting não "querem", conseguiram construiu um plantel muito competitivo, e mais que isso, conseguiram transformar esse "dado" em futebol muito apelativo. Se observarmos o onze do Braga, verificamos que apenas Bruno Viana e Claudemir vieram de fora de Portugal. Este Braga, têm mais "capacidade" monetária (Jorge Mendes?) que as outras equipas (tirando os 3 grandes), valendo-se disso para os contratar a essas mesmas. Vou-vos dar o exemplo de Dyego Souza... Veio do Maritimo, tal como Pablo, Raúl Silva e Fransérgio, e é um jogador brutal. Têm tudo, finalização, capacidade de desequilibrar, visão de jogo, capacidade física para aguentar bem a bola... Em suma, está aqui uma "mina" de ouro para esta equipa, apesar dos seus 29 anos.
Se formos ver quem Abel tinha no banco, observamos nomes como "Fábio Martins, João Novais, Palhinha, Wilson Eduardo", tudo jogador que têm potencial para ser titulares nesta equipa. Com isto, o treinador Penafidelense têm jogadores para rodar a equipa, sem a própria se ressentir da falta de alguns elementos. Coloquei também um bold em Esgaio, pois é um jogador que nestes útimos dois anos, evoluiu a olhos vistos. Incluído na época passada no negócio de Battaglia, conseguiu-se desde logo se impor no Braga. Mas o Professor Abel (como era conhecido nos seus tempos de jogador, no Sporting Clube de Portugal) logo o colocou na posição em que achava que mais podia render: Ala direito. Era onde o Treinador (Abel Ferreira) o colocava a jogar quando o treinou em Alcochete, na equipa B". Nesse ano Esgaio marcou 16 golos e fez mais 10 assistências, falamos da época 13/14. Neste momento é pedra essencial, jogando (quase) sempre. Não duvidemos que foi Abel que muito quis o ingresso do jogador, natural da Nazaré, neste Sporting de Braga.

Já fiz um resumo ao que é este Braga e no que se assenta, um jogo fluido, rápido, que se apoia imenso em Dyego Souza, e nos alas "Ricardo's" para levar a equipa para a frente, dum lado Horta que apoia o meio campo, jogando mais fechando dando a ala ao seu lateral (Sequeira), enquanto que Esgaio joga mais colado à faixa, apesar de por vezes jogar por dentro para combinar com os homens mais avançados. Fransérgio, um jogador muito intenso, vai do meio para as alas, procurando o espaço aberto, fazendo-se valer do seu físico para ganhar aos adversários. Resumindo, este Braga é uma equipa que gosta de praticar um bom futebol, e que ontem no Dragão explanou em campo exatamente isso. Têm processos muito bem consolidada, que já vêm desde a temporada passada.

Quanto ao Porto, continua com o mesmo futebol da temporada transata. Jogando com Marega e Soares, dois "panzers" de ataque, que aguentam a "equipa às costas". Marega com espaço é "terrível" quanto a Soares é um jogador à imagem do já referenciado em cima Dyego Souza. Óliver conjuntamente com Brahimi são os artistas da equipa ou seja são os que "tocam piano". Uma das grandes armas é o lateral esquerdo brasileiro, que parecendo uma locomotiva, serve os dois avançados portistas com conta peso e medida, sendo nesta altura uns dos melhores laterais esquerdos do mundo. Tal como na época passada, mesmo sem Marcano, que foi substituído por um central bem mais novo e melhor (mais rápido e mais ágil), este Porto é suportado por uma forma de defender fantástica, sofrendo muitos poucos golos, e não deixando muitas oportunidades.


Já falei das equipas, falando agora do jogo, foi um grande jogo. Intenso, forte, à imagem dos dois treinadores, onde o resultado só pendeu nos últimos minutos, para o campeão nacional.
Ambas as equipas, mesmo que poucas, tiveram oportunidades de fazer golo, lembro-me duas no ferro da equipa forasteira, já na segunda parte. Mesmo o Porto teve as suas chances,para além do golo, têm uma "claríssima" por Brahimi na primeira parte, para defesa de Tiago Sá. 
Ambas as equipas encaixaram uma na outra, e o jogo acabou por pender para a equipa da casa, em cruzamento fantástico do entrado Otávio, para a cabeça do implacável Soares. Lembro-me de um parecido que marcou contra o Sporting, em que ele se "esconde" atrás do lateral e cabeceia de forma fatal. O Porto acaba por ser um justo vencedor, pois como se costuma dizer "só ganha quem marca", e isto é o futebol, apesar de todas as outras vertentes "bélicas".

Com este resultado, a equipa Azul e Branca isola-se na frente da classificação, e os Gverreiros do Minho, estão neste momento à mercê da equipa do interino Tiago Fernandes, que jogará esta noite 
frente ao Chaves, os passar na tabela.
Liga NOS: FC Porto x SC Braga


Apenas uma pequena nota, lembrem-se deste nome "Abel Fernando Moreira Ferreira". O timoneiro do Braga, têm tudo o que é preciso para ser um dos grandes treinadores da sua geração, mesmo para o estrangeiro. Veremos qual vai ser o seu próximo passo, estará já "apalavrado" com um grande português (Benfica?), ou será Jorge Mendes capaz de o levar já para outros patamares? É isso, que eu e vocês , estaremos atentos. Se nada de anormal acontecer (um passo em falso), poderá sonhar com altas conquistas.

Digam-me nos comentários, quem acham que se encontra a jogar o melhor futebol aqui em Portugal, e quem está em melhor posição para ser campeão?

Iremos ver-nos numa próxima,
A Secretaria do Donovan.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...