segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

DEPRIMENTE ESPETÁCULO DE JOSÉ MOTA... AZIA? GAVISCON

BOAS MALTA


Como sabem, ou deviam saber ontem saiu uma crónica nova no blogue, e não iria fazer uma sobre o jogo... Mas depois do espetáculo "barato" e mesquinho que José Mota nos proporcionou não me restou muitas possibilidades. Como é que não podemos afirmar que o futebol Português cada vez caminha mais para o degredo, quando temos este nível "pessoal" nos nossos treinadores? Vamos lá esclarecer tudo isto.

Resultado de imagem para josé mota


O Sporting entrou mal no jogo, mas por muita culpa do Desportivo de Aves que fez uns primeiro 35/40 minutos de grande qualidade, até que perderam o foco: Grande penalidade CLARA de Vítor Costa. Vou mostrar o lance em baixo:


Videos retirados do Twiter de @vsportsjam


Como puderam observar o lance é claramente ilegal: Depois do cabeceamento de Diaby, já sem bola, o defesa do Aves derruba claramente o avançado maliano, não dando outra hipótese, que não a marcação de penálti por indicação do VAR. 

A verdade é que José Mota, de maneira abrupta e "gozona", bateu palmas à atuação do árbitro da partida: Será que estaria a felicitar o mesmo, de não ter expulsado o seu jogador depois de fazer GP e tendo já um cartão amarelo, em que o lance seria passível de mostragem? José Mota teria de acatar a decisão, e dar-se por contente de não ficar a jogar com menos um ainda antes do intervalo. Mas não, reagiu daquela forma e sendo assim expulso de forma clara e compreensível. Arrisco-me a dizer, que se o mesmo acontecesse noutros estádios, ou contra outras equipas não reagia de tal forma: A forma como os jogadores do Aves entraram em campo, em que quase "comiam" relva foi reveladora da vontade em tirar pontos ao Sporting de Keizer... Tudo estava a correr bem, até que perderam o foco. Esta derrota deve-se em muito ao facto de José Mota ter uma "raiva" (digamos assim) ao Sporting. Sempre que os mesmos se encontram, José Mota vive o jogo de forma bem mais intensa. Será que têm um prazer redobrado de jogar contra os Leões? A forma como se comporta é bem reveladora disso.

Como se isto não bastasse, este teatro que fez dentro do relvado, ainda o transportou para a Conferência de Imprensa. O treinador português parecia dedicado a insultar Keizer (José Gomes no jogo passado fez o mesmo... Solidariedade dos portugueses, com um treinador medíocre como Peseiro), parecendo que teve "pena" do despedimento de José Peseiro (Já o mestre das Arábias disse o mesmo... Será por ficar ofendido que o Holandês pratica melhor futebol que ele?). Insultou a inteligência de todos nos, afirmando (depois de já ter visto as imagens) que não era penálti... Só não vê quem não quer. O lance é claro, não há margem para dúvidas. Não joga a bola, apenas acerta no homem... O que dizem as regras? Assinalar penálti. O VAR atuou de forma correta. Ainda afirmou que ficaram dois para assinalar contra o Sporting... Eu sou sincero não vi nenhum lance que fosse passível de tal. Aliás, Derley tentou cavar um perante Jefferson, e foi admoestado de forma peremptória. José Mota queixou-se de tudo e mais alguma coisa... O que deveria fazer era dizer que não era penálti e pedir desculpa ao árbitro depois disto:


Teve a "coragem" de dizer que estava a aplaudir a sua equipa... Tirem as vossas conclusões no vídeo de cima.

Parece que Alvalade têm o dom de revoltar Treinadores e Presidentes. É José Mota, António Salvador, Carlos Pinho, Lito Vidigal... Parece que se guardam todos para se queixarem das arbitragens que sofrem durante a época para se expor no Auditório Artur Agostinho... É preciso ter falta de noção.

É bom lembrar que quando decorria a época 2006/2007 com o Sporting em plena luta pelo titulo com FC Porto, o Paços de Ferreira deslocou-se a Alvalade, com o seu timoneiro José Mota e "ganhou" o jogo com um golo marcado com a mão de forma escandalosa por Rony. Curioso que nessa altura José Mota não se queixou da arbitragem, porque "são coisas que acontecem...". Quando é a seu favor, este teatro que nos exibiu hoje não acontece. Talvez se pusesse mais a mão na consciência, a sua carreira seria diferente. Ganhou a Taça o ano passado é certo, mas todos sabemos o porquê. José Mota geralmente faz-nos passar por momentos como estes... O nosso futebol não precisa disto. Precisa de mais pessoas como o novo treinador do Sporting: Responde com a sua classe a todas as perguntas, não querendo alimentar qualquer fricção com o treinador português. Saiu pois assim, por cima.

O Sporting teve uma segunda parte bem mais interessante que a primeira, apesar da expulsão de Acuña. Têm muito a melhorar no aspecto defensivo (Um guarda-redes diferente seria benéfico), mas poderá sonhar com algo, se chegar como "está" ao jogo com o Porto em Janeiro. Aí será o primeiro "teste" desta "nova" equipa. Um aspecto bem positivo, é a forma como saem de pressão alta: Verificou-se no golo do Diaby. Este Sporting ainda têm uma palavra a dizer no que toca ao campeonato... Bas Dost a mostra-se letal na área... Este jogo é bem mais benéfico para o Holandês. Não é por acaso que têm uma média assombrosa de golo na Holanda... Keizer está a tentar impor o mesmo tipo de futebol.

Esta crónica baseou-se mais na "azia" que José Mota levou para a CI de hoje... Parecia que o mesmo tinha perdido algo para além dos três pontos. Não gosto de duvidar da seriedade das pessoas, mas tal coisa não acontece por acaso. Foi deprimente demais.

Mais futebol menos "lérias" mediáticas. A CS se amanhã fizesse menção a este espetáculo, criticando o mesmo talvez fizesse com que o repetitivo interveniente se "acalmasse".
Bom, por hoje é tudo.

Iremos ver-nos numa próxima, 
A Secretaria Do Donovan.

2 comentários:

  1. Bom texto, a figura merece destaque... hoje, pela negativa.

    A propósito da narrativa: A batalha de Al-José Mota foi uma vitória significativa.

    https://profeciasleoninas.blogspot.com/2018/12/a-batalha-de-al-jose-mota.html

    Parabéns pelo blogue, tenho acompanhado com agrado.

    ResponderEliminar

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...