segunda-feira, 26 de novembro de 2018

A CULTURA DE EXIGÊNCIA

BOAS MALTA


Aqui estou mais uma vez, para vos retratar o que retirei deste domingo desportivo. Hoje faz precisamente um mês em que escrevi aqui o meu primeiro "artigo". Quero-vos agradecer o apoio e a ajuda que me dão quando partilham os meus posts que faço tanto no meu twitter como no facebook. Sem vocês não seria possível nesta altura já ter mais de 8.000 visitas. E volto a dizer, irei continuar aqui a escrever enquanto perceber que está alguém desse lado para ler o que eu escrevo pessoal.

Bom, deixando-me de "encher chouriços" passemos ao assunto propriamente dito.

O Domingo Leonino correu de feição. Logo ao inicio da tarde o #HoqueiSCP recebeu na sua fortaleza o "poderoso" FC Porto. O Sporting jogou sem o melhor marcador da Liga Espanhola da época passada (Raul Marin), que segundo me parece ainda está em "fase de adaptação" ao nosso hóquei português. Quem já passou de todo essa fase é o Argentino Romero, que voltou a fazer uma grande exibição.
Quanto ao jogo o Sporting foi quem marcou primeiro, por intermédio do "velhinho" Pedro Gil. O Espanhol de 38 anos continua a espalhar magia pelos ringues portugueses. 
A verdade é que a resposta não tardou, e veio por intermédio de Gonçalo Alves. O "hoquista" dos dragões conseguiu desfeitear com um enorme golo o incansável Girão. Lembrar que Gonçalo é produto da formação verde e branca. 

@Lusa
Os leões voltaram a colocar-se na frente do marcador por intermédio do "menino" Ferran Font. O espanhol de 22 anos voltou a fazer das suas na marcação de um livre direto. Conseguiu enganar Nelson Filipe, que não teve qualquer hipótese de defesa. Font, com um dos seus malabarismos deixou o Sporting na frente do Resultado. 
Gonçalo não se deixou rogado e voltou a empatar o jogo. Até que chegou a vez de Toni Pérez dilatar a vantagem dos leões, marcando dois golos de rajada. O "avançado" que veio na época transata do Liceo, continua de "stick quente" e está a demonstrar os seus dotes de finalizador uma vez mais. 
A verdade é que Gonçalo não iria sair de jogo antes de marcar um Hattrick, mas de nada lhe valeu já que Romero fechou a contagem com um contra-ataque mortífero. 
Destacar deste jogo a enorme exibição do Guarda Redes do Sporting, Ângelo Girão. Continua, quanto a mim, a ser meia equipa do Sporting. Já na época passada, e mais em anos anteriores, sobretudo na altura em que o Valongo se tornou campeão nacional, a demonstrar o porquê de ser o melhor guarda redes português, e um dos melhores do Mundo. Como se canta na bancada "ÂNGELO GIRÃO, DEFENDE COM A CABEÇA, COM OS PÉS E COM AS MÃOS".

GOLO DE FONT (retirado do twitter de @SportingThings)

O sistema defensivo, que na época passada "deu" o titulo ao Sporting parece que voltou a funcionar, com Platero (melhores do mundo a defender) e Magalhães a fazerem uma muralha à frente de Girão. Depois, com o nível de intervenientes como Romero, Font, Pedro Gil e Toni Perez tudo fica mais fácil... Quanto ao Porto, o seu "porta-voz" queixa-se da arbitragem... Só lhe posso dizer uma coisa "Não pode ser sempre para os mesmo", se bem nos podemos lembrar nesta modalidade, tanto o Porto como o Benfica têm esse condão. Mas andamento, vitória mais que justa, perante um grande adversário.

DEFESA INACREDITÁVEL DE GIRÃO (retirado do twitter de @joaocalha77)

De seguida o Vólei. O Sporting recebeu a equipa do VC Viana, batendo-os por uns expressivos 3-0. A equipa de Hugo Silva a demonstrar que não estava para "brincadeiras" e desde logo se percebeu que não queria estender o jogo mais do que devia. Primeiro set ficou 25-15, no segundo 25-19 e para acabar um 25-20. Como é normal, com o avançar dos sets a equipa "vencedora" começa a desleixar-se, e a deixar que a contrária se aproxime.
O Sporting têm uma equipa muito completa. Na mesma ainda reside o "eterno" capitão Miguel Maia. O distribuidor têm 47 anos, mas ainda joga como se de um jovem se tratasse. Como sabemos os jogadores de Volei têm uma carreira bem mais duradouro que de outros desportos. Certo é que o capitão do Sporting continua com uma forma física de fazer invejar alguns colegas de profissão muito mais jovens. Conta também com um cubano, que já foi considerado dos melhores do mundo, falo de Marshall. Neste momento conta com 39 anos, mas ainda consegue ajudar em muito esta equipa do Sporting. Que, verdade seja dita têm muitas possissibilidades que voltar a repetir o feito da época transata, e ser campeão nacional. 
Quanto ao Futsal, "recebeu" a equipa do Fundão no pavilhão dos Leões de Porto Salvo. É bom lembrar que o João Rocha foi interdito por 3 jogos, depois de distúrbios que aconteceram na final da época passada. Curioso que no caso do Sporting logo se interdita pavilhões, enquanto que noutros clubes, tudo se passa e nada acontece. Desde tochas para cima de famílias inteiras, de GK adversários, tantas outras coisas que podia retratar. Será que se interditar o estádio, depois não podem ligar o sistema de som? Vamos todos refletir... Voltando ao #FutsalSCP, a equipa de Nuno Dias, na ressaca Europeia bateu o Fundão por 3-1. Os golos foram marcados por Leo, Deo e Luiz Gustavo (pb), do lado do Fundão marcou Gui.
O Sporting voltou em força ao campeonato, e conseguiu mais 3 pontos, continuando assim a lutar com o Benfica pelo primeiro lugar. Escrevi na semana passada o seguinte "É POSSÍVEL SONHAR?", tanto é possível como foi. Conseguiram eliminar a equipa do Benfica da Champions do Futsal, mesmo sem Merlim. Este SCP têm falta de entrosamento (é evidente), mas têm tudo para melhorar e fazer o que ainda não foi feito: Vencer a Champions e ser TetraCampeão. Como disse o Wendel "Sonhar não custa nada", portanto esta equipa só têm de acreditar.

Pensavam que me ia esquecer de falar da equipa feminina do Sporting? Nem pensar. A equipa de Cristóvão foi a Gaia vencer o Valadares por 2-0. Marcaram para o Sporting a "Liedson" feminina, Diana Silva e ainda Carolina Mendes.
O Sporting encontra-se há 8ª jornada na segunda posição, atrás o SC Braga, que vai "limpando" facilmente todas as adversárias. É notória a simplicidade com que a equipa de Miguel Santos consegue ultrapassar as diversas equipas. Conta com um goal average de 43.
Veremos se chega para vencer o titulo, conseguindo acabar com a hegemonia das leoas.

Só uma achega, a equipa e Iniciados do Sporting, na academia defrontou o Benfica, vencendo por 4-0. Os meninos de Pedro Coelho, portaram-se como "graúdos" e levaram a melhor. O resultado podia ser bem mais volumoso do que aquele que se verificou no final da partida.

O Sporting encontra-se assim em primeiro lugar em Andebol, Hóquei e Vólei. Em segundo no futsal, mas já assegurou a passagem à FinalFour da Champions. Nos femininos encontra-se em segundo, sobretudo pela época de excelência do Braga. E foi a este ponto que eu quis chegar: EXIGÊNCIA.
Esta exigência está completamente enraizada nas modalidades do Sporting, e quer queiram quer não queiram... Quer gostem quer não gostem, isto só têm um nome: BRUNO DE CARVALHO.
Com posts de facebook ou não, com idas ao balneário ou não, com mensagem intimidatórias ou não, a verdade é que as modalidades do Sporting encontram-se neste estado por culpa e obra do ex-Presidente. As condições que Varandas ou Albuquerque (wtv) têm são pelo facto de BdC as ter proporcionado. Muito do seu esforço, do seu trabalho e da sua dedicação caíram sobre as modalidades do clube. Outrora modalidades pouco ganhadoras (Andebol), inexistentes (Vólei, Hóquei e Fut. Feminino), neste momento são o porto de abrigo dos Sportinguistas que se prezam. Existem o que dizem o seguinte "Prefiro que acabem com as modalidades, e só ter o futebol". Isto é muito simples, o que mantém a chama ardente do clube são as modalidades. O Futebol não ganha "nada" há 16 anos. Se não fosse pelos ídolos dos pavilhões, os adeptos do Sporting não tinham a quem chamar assim. 
Mas porque raio a exigência de Bruno funcionou nestas modalidades, e no Futebol A não? Será porque os jogadores se achavam e acham donos do clube? Será que o treinador não gostava dessa exigência? Ou foi porque o anterior médico já andava a fazer campanha? Tudo isto é muito válido. Certo é que as modalides do Sporting estão vivas, a gastar 20M€ ou não, a dar prejuízos ou não, a desviar dinheiro da SAD para o clube ou não, o Sporting continua vivo porque as modalidades estão PUJANTES.
Quem não vê isto, ou é "cego" ou "burro". Bruno de Carvalho renasceu o Sporting, deu-lhe alma. Alma essa que ainda se mantém. E que se irá manter se os homens de Varandas não mexerem no que de tão bom está feito. As equipas estão construídas desde a época passada, e tudo passou por BdC. Deem valor a quem o merece, e se és Sportinguista, gostando ou não do ex-Presidente terás de reconhecer que o seu legado é uma página dourada nas modalidades do clube.

Resultado de imagem para bruno de carvalho voleibol

PS: Espero que tenham gostado, e se revejam no que escrevi Malta.

Iremos ver-nos numa próxima,
A Secretaria do Donovan. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...