sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

ACADEMIA DE ALCOCHETE: SÃO PARA FICAR?

BOAS MALTA.


Ontem o Sporting derrotou por 3-0 os ucranianos do Vorskla Poltava. Até aqui nada de genial, apesar de que na primeira volta, o Sporting apenas ganhou no último folgo com golo de Montero... digo nada de genial tendo em conta os últimos resultados da equipa de Keizer: 20 golos marcados e apenas 4 sofridos. 
Com este 3-0 a equipa do Sporting deixou de sofrer golos num jogo, o que já não acontecia faz muito tempo. A continuar a jogar desta maneira, mesmo rodando mais de meia equipa, os Leões podem aspirar a algo, que até há pouco tempo atrás não se vislumbrava: A luta "taco a taco" pelo titulo nacional. Em relação à Liga Europa, veremos o que calha em "sorte" à equipa de Alvalade.

Mas o que me trouxe aqui foi outro tema: Os "meninos" que Keizer levou ontem a jogo. O Sporting jogou já no onze titular com Miguel Luís e Jovane... Este último já parece "sénior", já que têm vindo a integrar a equipa desde a pré-época. Talvez seja o que José Peseiro fez de melhor na sua curta Passagem. No entanto não foram apenas estes dois que jogaram ontem. Também Thierry Correia, Bruno Paz e Pedro Marques foram a jogo. Os dois últimos fizeram mesmo a sua estreia pela equipa sénior do Sporting, enquanto Thierry já se tinha estreado no Azerbaijão, pela mão de Keizer também.
No banco esteve também Abdu Conté, que claro não se estreou.

Resultado de imagem para academia de alcochete

Com isto quero apenas demonstrar que a Academia do SPORTING não está tão "morta" como querem fazer parecer. Há muitos anos que têm dado frutos, não só para o Sporting como para toda a Europa. Os seus grandes nomes são Cristiano Ronaldo (à cabeça) seguido de Luís Figo, Paulo Futre, Nani, Quaresma, e podia estar aqui a manhã toda a escrever nomes de jogadores conhecidos. Claro que nem tudo o que sai da Academia atinge níveis que o possam levar ao" estrelato" do Futebol, ou mesmo da nossa Liga, mas tendo em conta o que Alcochete já produziu, o mundo do Futebol têm de estar agradecido ao Sporting.

Existem casos como foi o de Fábio Paim, um jogador que na formação do Sporting atingiu um potencial, que o podia levar a níveis onde hoje figura o melhor do mundo (o verdadeiro, Cristiano Ronaldo), mas não teve cabeça para mais. E nisto o Sporting teve culpa. Desde tenra idade, usufruía um salário ao nível de jogadores da equipa principal. Antes mesmo de ter a carta de condução já tinha uma "frota" de carros, conduzindo-os na mesma.
Certo dia foi para o México apenas com um cartão de crédito, e chegou a Portugal com três malas cheias de roupas. Tudo isto antes de sequer chegar a um nivel que fosse sustentável para o seu futebol. É normal que quando chegou à equipa principal do Sporting já tivesse a ideia que era uma vedeta, e que todos os outros estariam ali para o "servir". Claro que não foi isso que aconteceu, no primeiro ano foi emprestado ao Olivais e Moscavide, onde pouco jogou. De seguida ao Trofense, e na mesma época ao Paços de Ferreira. É escusado dizer, que nesses clubes não se destacara, Fábio Paim estava habituado a ser figura central nos escalões de formação do Sporting. 
Cristiano Ronaldo certo dia disse o seguinte "Se acham que eu sou bom, têm de ver o Fábio Paim". 
O seu último grande clube foi o Chelsea, para onde foi emprestado pelo Sporting para ver se ainda conseguia salvar a sua carreira... Não o fez, e passado uma época, o Sporting foi obrigado a dispensá-lo. Um jogador com tanto potencial, "estragar-se" por não ter o mínimo de cabeça.

Falei do caso de Paím para verificarem que nem tudo é um "mar de rosas". Um jogador que se destaque na formação, pode chegar aos seniores e passar a ser só mais um. É isso que os clubes têm de assegurar, que não se podem estragar carreias, por má formação pessoal dos jogadores.

Falando sobre os "meninos" que jogaram ontem, o que para mim podem chegar longe a este nivel competitivo são: Miguel Luís e Thierry Correia. Bruno Paz nunca despertou em mim aquela "chama" (talvez por ter rodado em muitas posições durante a formação), já Pedro Marques, têm muito boas movimentações, mas parece que lhe falta algo (que espero que venha a adquirir), ainda mais golo.
Miguel Luís já têm vindo a demonstrar a sua qualidade desde sempre, mas onde desde os Juvenis (sub-17) que o mesmo, juntamente com um que eu afiguro um futuro brilhante (Daniel Bragança) dominavam o meio campo do Sporting, tanto nos sub-17 como nos sub-19. Sempre jogaram juntos, Daniel um pouco mais recuado, uma espécie de "Pirlo" e Miguel Luís  é o médio de ligação. 
Quanto a Thierry, arrisco-me a dizer que têm potencial para (não sei se esta época ainda) tirar lugar a Ristovski e Bruno Gaspar. Têm uma capacidade ao nível físico, atingindo velocidades de topo, na defesa, por ser alto ganha muitas bolas no ar, e sabe cruzar com qualidade. Resumindo, têm todas as características que se querem para um lateral. Juntando a isto, a (incrível) capacidade de lançar a bola para a zona da marca de penálti.
Jovane, devo dizer, e sem ser mal interpretado, ele não jogava assim "tanto". É deveras notória a melhoria desde a época passada que o Luso-Cabo Verdiano teve. Antes Jovane era apenas um jogador de drible, de rasgos individuais. Neste momento é um jogador de equipa, fazendo "n" assistências com um cruzamento teleguiado, com uma capacidade de remate infinitamente superior a (por exemplo) Gelson Martins, que parecia que não tinha força nas pernas, têm um drible que consegue eludir os defesas contrários. Resumindo, têm tudo para ser o próximo grande Extremo que sai da academia de Alcochete para o mundo. O próximo Nani? Espero que sim.

E agora que pego no Jovane, apenas fazer uma referência à CS portuguesa e à FPF. Arrisco-me a dizer que se o Jovane joga-se no Benfica, já teria direito a uma capa deste tipo:

Resultado de imagem para renato sanches capas

Qual é o denominador em comum destas capas? Benfica.
Começando pelo Nelson... Apareceu, fez um ou dois golos: Seleção Nacional, Euro 2012... Ivan Cavaleiro, ainda jogava na equipa B e já se estreava nos convocados da seleção A, fazendo mesmo um jogo frente aos Camarões. Gonçalo Guedes, mesmo antes de se afirmar, aconteceu-lhe o mesmo que aos anteriores. OS JOGADORES DO BENFICA NÃO PRECISAM DE MUITO PARA SEREM LOGO CHAMADOS À SELEÇÃO. Graças à campanha nos jornais, o selecionador é "obrigado" a chama-los.
O menino de Ouro: Renato Sanches. A campanha mais "pornográfica" que eu já vi ser feita pela Comunicação Social em Portugal. Ele fazia um passe, era certo que no outro dia ira fazer capa. Se fizesse um golo então nem se fala. 
Renato pode agradecer aos jornais, pois quase que acabaram com a carreira do mesmo: Não deve ser fácil para um miúdo ser constantemente noticia de capa, e continuar a fazer o seu trabalho. Os resultado já se fizeram notar quando saiu do Benfica: Uma primeira época risível no Bayern, emprestado ao Swansea onde figurou no pior onze da Premier League, regressando este ano à Alemanha, onde parece mais "tranquilo".

Estes quatros não foram os únicos que apareceram e logo foram chamados à seleção. Já este ano o mesmo aconteceu a Gedson Fernandes. Mal se viu algo no rapaz, já estava a jogar na Liga das Nações. Todos nós já lemos nos e-mails, como é que o Benfica controla a chamada dos jogadores às seleções nacionais. E isto é notório. Lembro-me que o Sporting foi campeão nacional de juniores há bem pouco tempo, e o Benfica conseguiu colocar mais de dez elementos enquanto que o Sporting apenas 4. É por coisas como estas que os jogadores desmotivam. Daniel Bragança, para mim a grande pérola da formação de Alcochete não é sequer equacionado a chamada para as seleções. Como é possível? Terá de mudar para o Jorge Mendes, está visto.
E acham que o Gedson  não teve direito a capas? Claro que sim, vejam estas três:



Consegue-se controlar as chamadas às seleções com esta campanha. Falei nestes mas podia acrescentar o caso de Bruno Varela, que já foi chamado e que neste momento é o terceiro Guarda-Redes do Benfica... O André Gomes, que ainda nem era peça chave no Benfica (nunca o foi) e já tinha chamadas contabilizadas à seleção... O André Horta, não chegou a ser convocado, mas a campanha publicitária do Jornais para com ele também estaria a funcionar.
Acho que os jogadores nacionais devem ter o mesmo tratamento, independentemente do clube em que são formados. Eu consigo distinguir se é um bom ou mau jogador, e não estou a olhar à camisola. Digo já aqui que o João Félix vai ser um enorme jogador. No Porto, o Diogo Leite quando voltar a ter oportunidade irá demonstrar a sua qualidade... Já para não falar no Dalot que já saiu no Verão...

Falei destas campanhas todas para chegar ao facto do Jovane Cabral não fazer "capas" como os anteriores. Já merece a sua oportunidade na  seleção nacional. Gelson Martins também demorou a chegar lá. Rafael Leão se tivesse um neurónio sequer, também podia estar neste momento. 
A FORMAÇÃO DO SPORTING NÃO ESTÁ MORTA, ELES QUEREM É FAZER PARECER QUE SIM, PARA QUE A DO SEIXAL A ULTRAPASSE.

Existem muitos jogadores de qualidades a bater à porta: Elves Baldé, Diogo Brás, Bernardo Sousa, Mitrovski, Nuno Moreira, Tiago Djaló, Rodrigo Vaza, Bavikson Biai, Babacar Fati, Gonçalo Costa... Podia continuar, mas com estes podem perceber que o Sporting têm muito para explorar e aproveitar. O Sporting sempre foi um clube que prima pela formação dos atletas, não se enganem que isso mudou, pois os nomes que dei, e que podia ainda dar mais justificam a aposta.
Marcel Keizer, se continuar assim, e tiver o tempo que outros treinadores outrora tiveram, pode lançar vários meninos, e dai advirem grandes negócios para os cofres do Sporting.

Não se enganem. O Sporting está vivo, e muito se deve a uma pessoa. A formação não "morreu", ontem foi o espelho disso mesmo.

Para acabar, só voltar ao tema da AG de amanhã, VOTEM A FAVOR DA REVOGAÇÃO DA SUSPENSÃO. O Sporting precisa de se "unir", mas parece que quem está na frente do clube em nada contribui para isso. Por isso mesmo, amanhã mostrem força, e mobilizem-se à AG para votar contra esta vigarice.

Iremos ver-nos numa próxima,
A Secretaria Do Donovan.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...