sábado, 9 de fevereiro de 2019

DESCULPAS DE MAL PAGADOR

BOAS MALTA


O Sporting têm um jogo importante amanhã frente ao Feirense, que esta semana mudou de treinador. A verdade é que não estava para escrever nada antes do jogo acontecer, mas ao ver o discurso derrotista e "triste" de Keizer, não me deixou outra alternativa. No entanto, podemos pegar nas palavras de Keizer, e molda-las à nossa maneira.
Só uma pequena achega, para não deixar passar: O Moreirense joga MUITO à bola. Se o Sporting jogasse assim frente ao Porto, com este tipo de jogo, tendo os jogadores que têm, claramente que sairia por cima. O mesmo contra o Benfica. Ivo Vieira, que eu gostara do trabalho dele no Marítimo, a demonstrar um futebol muito apelativo, e com muitos jogadores portugueses à mistura. Muito bom.

Então vamos lá a isto... Keizer hoje na conferência de imprensa começou a preparar terreno para desculpar as derrotas que poderão surgir, e as que surgiram na semana que passou. Disse algo como "Todos sabem o que aconteceu no ultimo Verão", e quando questionado sobre o facto de não ganhar há 5 jogos "Que eu saiba a taça estava no nosso autocarro".
Começando pela segunda, é verdade que o Sporting ganhou a Taça da Liga (vale o que vale), mas apenas no desempate por grandes penalidades, onde ai se percebeu que o Renan não era assim tão inútil. Tanto no jogo contra o Braga como contra o Porto, o Sporting pouco teve a iniciativa do mesmo, fazendo parecer que não tinha os argumentos necessários para ganhar o jogo. Na realidade valeu os penáltis, em que Renan brilhou. Aproveitar este momento para enaltecer o trabalho de Nelson Pereira enquanto treinador de Guarda Redes. Nos últimos 7 jogos, que dependeram da ida a penáltis, o Sporting ganhou todos. E o único elo comum é mesmo o antigo campeão nacional pelo Sporting, agora com outras funções. Em bom da verdade, no inicio desta época, Nelson fazia parte da equipa técnica de Mihajlovic sendo o mesmo escorraçado por Sousa Cintra, sem quê nem porquê. O seu amor pelo Sporting falou mais alto, e regressara mais tarde, aquando a mudança de Peseiro para Keizer.


Agora falando sobre a primeira declaração... Keizer faz alusão ao ataque da academia, para se desculpar dos resultados negativos e das exibições HORRÍVEIS.
Vamos a factos: No último jogo, apenas Coates, B. Fernandes, Wendel e Acuña estavam no balneário aquando o mesmo ataque. No jogo em Alvalade com o Benfica, apenas Coates, A. Pinto, B. Fernandes,Wendel e Bas Dost.
A verdade é que o que "aconteceu" há 6 meses atrás em nada influencia o facto do Sporting jogar ZERO.
Será que é por causa do ataque à academia que o RENAN é "frangueiro"? Ou é pelo facto do mesmo, que Bruno Gaspar acerta mais vezes na bancada, que num colega de equipa? É por isso que Gudelj, não faz mais nada do que fazer faltas, e abrir "buracos" atrás de "buracos" entre o meio campo e a defesa? Ou será porque o mesmo não está a jogar na posição certa, e o treinador insiste jogo após jogo no mesmo? É que assim podemos deslindar várias situações. Wendel no último jogo jogou atrás do avançado, sendo que a sua posição é 6/8? Coloca Jovane Cabral a titular, depois de vários jogos afastado por "opção técnica"? Estava à espera que o rapaz resolvesse os problemas sozinho? Insiste, quando joga, o Raphinha na direita, quando na época passada fez a maioria dos jogos pelo corredor esquerdo? Marcou 12 golos e fez 5 assistências em 31 jogos. Não é por jogar de "pé trocado" que o jogo dele vai melhorar. Podemos ir por aqui, não achas Keizer? Bas Dost, nos últimos 5/7 jogos, foi menos um em campo. O "cruzabol" é um estilo de jogo que só em último recurso se utiliza. Onde está o estilo de jogo, que implementaste no inicio? Será que era o resquício de Tiago Fernandes/Peseiro, e que quando os jogadores se habituaram a ti, tudo mudou? É que os primeiros 7 jogos foram maravilhosos, mas depois faltou o que? Isso é que tu devias falar, e não sobre acontecimentos que decorreram antes mesmo de chegares a Portugal.

Peseiro deixou a equipa em segundo lugar, a apenas 2 pontos do primeiro. E o Ribatejano, que é um treinador abaixo do que se pede numa segunda liga. Mas na realidade, falando em números, têm melhor média de pontos que Keizer. O Holandês têm a média de pontos de Vercauteren, na época mais negra da história do clube. Não há como se vir desculpar quando têm este tipo de números.
Não é o único culpado, o Presidente do clube também têm quota parte. A falta de exigência evidente, é deveras comprometedor. E com isto podemos avançar para o que disse no inicio da crónica, moldar as palavras do holandês. Será que Keizer, em vez de se estar a referir ao ataque à academia, se estava a referir ao "ATAQUE AO PODER"? Esse sim, é uma questão que pode em muito condicionar esta fase negativa do Sporting, não só no futebol, como nas outras modalidades. Se formos a FACTOS,no ano transato, o Sporting estava em primeiro em Futsal, Futebol, Voleibol e Andebol. Neste momento não se verifica nada disso. A exigência que o Presidente da altura pedia, era o que movia muitos dos atletas. E essa exigência passava para os adeptos, sendo que os jogadores percebiam isso mesmo, e trabalhavam. Neste momento os adeptos estão tal e qual o Presidente, pois "podia ser pior". É frustrante perceber que esse tipo de mentalidade regressou ao clube. Só estou a relatar factos, vividos na primeira pessoa, tanto nas redes sociais como na "vida real". Será que foi a este ataque que o mesmo se referiu? É que um clube não pode ser gerido, nem movido por "interesses obscuros".
O Sporting merece mais, o Sporting merece ser campeão. Merece uma mentalidade GRANDE. Merece uma equipa tão crente e tão apaixonada como a maioria dos seus adeptos. 

Espero, que como se leu nas redes sociais, que o clube não perca a maioria da SAD. Seria um rombo tremendo na paixão dos adeptos. Mas também seria um tremendo "abre olhos" aos instigadores da "mudança" de direção. Pode ser que percebam o porquê de gente "importante" querer que BdC saísse do clube naquela altura tão importante.

Com isto me fico, espero que Keizer mude o seu discurso. Isto não é discurso à Sporting. Desculpas? Ele que coloque a sua equipa a jogar como deve ser.

Iremos ver-nos numa próxima,
A Secretaria Do Donovan.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...