quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

"PODIA SER PIOR"



BOAS MALTA.


Ao fim de mais de um mês, resolvi regressar para fazer uma pequena crónica, sobretudo depois desta semana negra que o Sporting sofreu. 
A verdade é que talvez deva uma pequena explicação, a quem me vinha a apoiar neste pequeno Blogue. A minha vida não se resume a nada disto, e como devem perceber, durante este mês de Janeiro, tive de me aplicar, numa série de "projetos"que tinha de fazer. Tendo ficado com pouco tempo, para sequer pensar em escrever aqui seja o que fosse. No entanto acompanhei várias situações, que de dariam muito prazer de as escrever aqui, não se proporcionou entretanto, mas sim, estou vivo.

Vamos lá então à crónica (se ainda souber escrever)... O Sporting está a meio da semana, e já conseguiu perder por 3 vezes contra o velho rival. No Domingo passado, recebeu em casa o Benfica, do ex treinador adjunto de Carlos Carvalhal (vale o que vale....), e deu uma instrução de bola à equipa de Keizer, que em tempos o retravam como #KeizerBall e neste momento, o futebol que pratica é mais #KeizerBOLA. O Sporting não consegue sequer explanar um futebol, que se mostre eficaz... Já não falo em atrativo, mas pelo menos eficaz. O resultado ficou em 2-4, mas o facto é que podia ter sido bem mais penoso... O Benfica fez o que quis da defesa do Sporting... Bruno Gaspar, André Pinto e Jefferson, fizeram um jogo horrível... Coadjuvados por Coates, que não esteve de perto nem de longe ao seu nível. A ausência, do pilar da defesa do Sporting, não pode justificar tudo isto.
O Sporting não sabe defender ponto! Gudelj não serve para aquela posição, e não está ao nível de um numero 6 para uma equipa que se intitula como "grande". Battaglia, antes da lesão também não estava. Doumbia, que foi contratado neste mercado de Inverno (cerca de 4 milhões de euros), e que fez a sua estreia em Setúbal (mais uma exibição HORRÍVEL, com um árbitro MANHOSO), nem sequer foi convocado para este jogo, nem para o jogo passado, muito menos foi inscrito na Liga Europa. Podemos então pensar que foi contratado porquê? Se já podemos observar que Gudelj não é jogador 6, para quê insistir no Sérvio? Será que têm alguma cláusula no contrato que o impede de sair de campo? É que Petrovic, não vai fazer pior que o seu compatriota, e para além disso, é mais alto, e é jogador 6.
Ouvimos falar a semana toda de João Félix, o novo EUSÉBIO (José Augusto, esta é para ti). Ontem, conseguimos perceber, do quão "maniento" este menino já é. Têm qualidade? MUITA. Pode chegar longe? Até onde aquela cabeça quiser. Simula faltas, atira-se para a piscina, discute com o árbitro, inclusive usou as mesmas palavras que Ristovksi utilizou no jogo em Setúbal (sendo o Macedónio expulso, e apanhado 2 jogos, sendo que se veio saber no intervalo do jogo de ontem, que afinal retiraram-lhe um jogo de castigo), sendo admoestado com o cartão amarelo. Acho que Lage, deve colocar um travão em Félix, e mostrar-lhe que ele ainda não é "nada" no futebol, mas que se quiser pode ter tudo. Já sabemos que a CS em Portugal, vai fazer o mesmo que fez a Renato. Que não saia outro igual ao médio. Apesar disto, fez um golo, anularam-lhe outro, e fez uma assistência para Ilori.

Imagem: ABOLA


Deixando Félix para trás, podemos falar sobre o jogo de ontem. O Sporting entrou em campo, com várias mexidas. Borja, Ilori, Jovane, Acuña e Luiz Phelyppe jogaram a titular, sendo estas as novidades do Holandês. Do lado do Benfica, apenas Salvio rendeu Rafa.
Apesar destas mexidas, o Sporting conseguiu fazer um jogo bem mais positivo, que aquele que fez em casa. Borja pareceu-me uma opção bem viável, tendo em conta Jefferson... Ilori, fez uma exibição, como tinha vindo a fazer no Reading... Sendo a cereja em cima do bolo, um autogolo. Jovane, que foi afastado de competição, cerca de 2 a 3 semanas, regressou como antes deste afastamento não se encontrava. Mal na decisão, mal na finta e mal no passe. Acuña fez o jogo habitual, esforçado. Já o PL Brasileiro fez um jogo, em comparação com o Holandês, muito superior. Correu, lutou, tabelou, assistiu... Faltou-lhe uma oportunidade flagrante, que a sua equipa não conseguiu criar. Com tudo isto, a maneira de defender do Sporting, voltou a deitar tudo por terra. Renan,no primeiro golo teve muitas culpas no cartório... Começando tudo isto, com uma perda de bola de Gudelj, como eu já falei em cima.

Referência para o Voleibol, que perdeu por 3-0 na segunda-feira, na Luz...

O titulo da crónica, vem ao encontro do jogo de ontem... "Podia ser pior", já que a ambição está tão baixa, que o resultado de ontem foi um mal menor... Com outros dirigentes, isto seria impensável. O Sporting, não pode perder com o Benfica, e dizer "podia ser pior". O Sporting não pode estar em Fevereiro a 11 pontos do primeiro, a 8 pontos do segundo e a 7 do terceiro, e dizer "podia ser pior", ou "Com tudo o que se passou, já não é mau". Isto não é o Sporting. O Sporting não pode estar a apenas 5 pontos de um Moreirense. Não é o Sporting. Ou é? Isto se calhar é o Sporting que nos últimos 30 anos nos habituaram... E que alguém, nos últimos 5 nos "estragou" esse pensamento. Nos últimos 5 anos lutaram por títulos... O Sporting vêm de 5 jogos sem GANHAR. Desde Vercauteren que isto não acontecia. Desde ai, houve um hiato de 5 anos... Denominada "era BdC", em que o Sporting era respeitado. Neste momento, qualquer pessoa pode brincar com esta instituição. O Sporting têm um Presidente que não vem falar, não vem defender os seus jogadores, depois de por exemplo Ristovski ter sido expulso, por uma falta sofrida.O Sporting ontem marcou um golo, que foi anulado perentoriamente, sem sequer ter recurso ao VAR. Estamos neste nível, não há um alto dirigente que venha falar, depois de 5 jogos sem vencer, que venha acalmar as hostes. Realmente o que importa, é que no final ninguém se aleije, e que não exista qualquer post de Facebook no final do jogo. Podem-me chamar o que vocês quiserem... "Blogue BRUNISTA", eu só defendo aquilo em que acredito. E eu não consigo acreditar neste Sporting. E não é com petições online que o clube se endireita. E Já agora, deixem esta direção acabar o que começou, quem os pôs lá que os ature, e que resolvam todos os problemas que há para resolver.

Para terminar, uma referência para o livro de BdC que já está encomendado e que não tarda eu irei começar a ler o que nos têm para contar. Irei à apresentação do seu livro...Onde? Não vou dizer, mas com certeza que estarei a teu lado. Podem tirar Bruno de Carvalho do Sporting, mas não tiram o Sporting de Bruno de Carvalho. Que não se perca, ainda mais a exigência que o mesmo deixou no clube.

E vocês, o que acham que vai acontecer a Keizer, depois destes desaires seguidos? 

(Espero que não tenha desiludido ninguém com esta crónica, não será a minha melhor, não estou em forma, mas acho que mereciam que lhes falassem assim...)

Iremos ver-nos numa próxima,
A Secretaria Do Donovan.

2 comentários:

  1. Já fazia falta o teu "serviço de secretariado", Donovan. Bom regresso.
    Tem apenas atenção à ortografia, têm e vêm são formas verbais na 3.ª pessoa do plural (eles têm, eles vêm), na 3.ª pessoa do singular não levam assento (o Sporting tem, o Sporting vem).
    Cumprimentos, sucessos e venham mais crónicas! ;)

    ResponderEliminar

INCOMODAM(OS) E MUITO...

BOAS MALTA. Ontem foi (mais) uma AG no Sporting... Quentinha por sinal, já que um acéfalo "segurança", abusou da 'autorid...